Como deixar o futuro sorriso dos seus filhos mais bonito

Os cuidados começam antes do nascimento do bebê, durante o pré-natal odontológico a futura mamãe receberá os cuidados com a sua saúde bucal e será orientada sobre os primeiros cuidados com a boquinha do bebê.

Após o nascimento a amamentação é o principal elo de amor e carinho entre a mãe e o seu filho. É fundamental para a nutrição, para a coordenação entre a respiração e a deglutição, e para o desenvolvimento dos arcos dentários e da musculatura facial do bebê.

A higienização oral usando paninhos de boca, gazes, dedeiras de silicones são importantes desde as primeiras mamadas, pois preparam a boquinha para o nascimento dos primeiros dentinhos.

Após o nascimento dos dentes decíduos ou de leite, os cuidados com a saúde bucal aumentam e prevenção às cáries tornam-se uma prioridade na rotina da criança. Busquem alguns atrativos como escovas de personagens (homem aranha, princesas, escova elétrica), cremes dentais saborosos e fios dentais infantis. Para tornar o momento da escovação mais agradável e lúdico assistam filminhos, cante, brinque, conte histórias.

O uso de chupetas, mamadeiras, hábitos de sucção de dedo e respiração bucal devem ser evitados e removidos durante a infância.

Mantenham uma alimentação saudável na família, quanto mais natural menos cariogênica, estimule a mastigação e bebam bastante liquido.

Por volta de 3 anos de idade a dentição decidua está completa, aos 6 anos tem início a fase transição para a dentição permanente, quando começam a cair os dentinhos de leite. Alguns aspectos devem ser observados, como falta de espaço, a mordida, a posição do lábios e o padrão genético da face da criança.

A dentição permanente merece muita atenção, pois é definitiva e determinam a beleza do sorriso, por isso o acompanhamento interdisciplinar odontopediátrico, ortodôntico e estético, são imprescindíveis para o desenvolvimento de um sorriso perfeito.

Para o acompanhamento odontopediátrico, é essencial o carinho e a conquista da criança, a prevenção às cáries, o diagnóstico precoce das más oclusões e os possíveis tratamentos curativos.

O acompanhamento ortodôntico, visa o monitoramento das trocas dentárias e do crescimento facial da criança. Além da interceptação das más oclusões e da correção do sorriso através dos aparelhos ortodônticos durante a infância e a adolescência.

Já o acompanhamento estético busca a harmonia do sorriso e a sua análise tridimensional, conciliando a forma, a proporção e a cor ideal para os dentes. Etapa final para a construção de um belo sorriso.

Um belo sorriso sempre estará presente nos grandes momentos da sua vida.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo