As principais dúvidas das mães sobre saúde bucal dos bebês

Converse, brinque, mostre, cante, seu filho merece sorrir…

Quando as mães se reúnem as dúvidas e os comentários vão aparecendo, principalmente a respeito da boquinha dos bebês.
As dúvidas mais frequentes são: “Quando e como fazer a higiene daquelas miniboquinhas???”
Já os cometários são unânimes: “Meu filho não deixa ou não gosta de escovar os dentes!!!”

Para ajudar as mães, seguem algumas dicas:

• Estabeça com o seu filho uma relação de respeito e confiança. Todas as crianças passam por etapas, engatinham, ficam em pé e depois caminham, todas estas fases são necessárias e devem ser vivenciadas para o desenvolvimento correto da criança. A higiene oral do seu bebê também passa por um processo de evoluçao, deve-se iniciar com a gaze, em seguida a dedeira e finalmente a escova de dente será usada.

• Escolha o melhor horário e local para a higienização, evite os horários do sono, pode ser no berço, no trocador, não necessariamente no banheiro.

. Após a escolha do melhor horário e local para a higienização da boquinha do seu bebê, coloque-o na poisição deitada, pois ao deitar a criança flete o pescoço para trás e automaticamente abre a boquinha. Com o passar da idade esta posiçao deve ir evoluindo para sentada e em seguida em pé com auxílio do banquinho.

• Se o seu bebê ainda não tem dentes, o ideal é começar higienizar a boquinha com gaze embebida em água filtrada 1 vez ao dia, limpe toda a gengiva e a língua. A partir do quarto mês faça transição para a dedeira, aumentando para 2 vezes ao dia. Quando os dentes nascerem e as mordidas começarem a incomodar a mãe é a hora de usar a escova de dente com o creme dental com flúor e a frequência da higienização aumenta para 3 vezes ao dia.

• Usando a gaze, a dedeira ou a escova de dente, procure fazer movimentos simples (circulares), leves e carinhosos. Ao mesmo tempo converse, brinque, mostre, cante…esqueça as ameaças do tipo “Se voce não deixar vou te levar ao dentista” ou “O bichinho vai aparecer”.

• É fundamental, alternar os arcos.
Se vc começou a escovação pelo lado de baixo/arco inferior primeiro e depois escovou o lado de cima/arco superior.
Na próxima escovação do dia, inicie escovando o arco superior, depois o arco inferior, e assim sucessivamente.
Nunca comece sempre pelo mesmo arco, a criança no decorrer da escovação fica agitada e o último lado sempre fica pior escovado. Para corrigir esta falha alterne os arcos.

Aproveitem as dicas.Transforme este momento,em lindos sorrisos para o seu filho!!!

Dra Adriana Hamada
Odontopediatra

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo