As fases dos dentes. Aprenda e viva melhor!

Olá!!!
Vamos aprender sobre os nossos dentes???
Os dentes de leite, também chamados de dentes decíduos ou temporários, recebem estes nomes por que eles são branquinhos como o leite, caem e são substituídos pelos dentes permanentes ou fixos. Os dentes de leite não possuem uma data exata para nascerem, a fase mais freqüente é quando o bebezinho completa 6 meses. Existem bebês que já nascem com dentes e outros que demoram um tempinho a mais para nascer.

Os dentes decíduos são um grupo de 20 dentes, nascem primeiro os 8 incisivos, em seguida os 4 primeiros molares, os 4 caninos e finalmente os 4 segundo molares. Completando toda a dentição temporária por volta dos 3 anos.

Esses dentes são muito importantes, o bebê necessita deles para mastigar, engolir e para falar também, além de proporcionar um lindo sorriso.

A próxima fase, é mágica!!! As janelinhas, porteirinhas e a fada do dente vão aparecer.

O primeiro dente de leite cai a partir dos 5 anos de idade e serão trocados pelos dentes permanentes até por volta dos 13 anos de idade.
Os dentes fixos, popularmente chamados, formam um grupo de 32 dentes. Neste grupão, temos a galera da frente que são os 4 incisivos centrais, 4 incisivos laterais e os 4 caninos. A galera do meio onde estão os 8 primeiros e segundos prés molares. E a galera do fundão, composta por 12 molares. Nós temos, os primeiros molares, os segundos molares e o famoso dente siso, dente do juízo ou terceiro molar permanente. Ufa!!! Completando assim a dentição permanente.

Pessoal, essa nova dentição nunca mais será substituída. Por isso, cuidem bem dos seus dentes, escovem os dentes e usem o fio dental diariamente e nunca fujam do seu dentista amigo!!!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo